Guia dos Criatórios do Cavalo Mangalarga Marchador no Brasil

Haras El Far

SOBRE O CRIATÓRIO

Sobre o El Far

Localizado no Sul de Minas Gerais, o Haras EL Far se destaca por possuir um dos maiores planteis de Mangalarga Marchador sendo considerado um dos principais haras do país. Dentre sua tropa, alguns animais lendários na raça, tais como Favacho Estanho, Brasa da Encruzilhada, Sinira do Berma todos estes com o selo El Far. Image descriptionCom investimentos em animais de sela, especialmente na genética do Sul de Minas, foram feitos cruzamentos com animais premiados e com um trabalho criterioso vem a cada ano formando vencedores e grandes animais que atendem aos amantes do Mangalarga Marchador.

EXCELÊNCIA EM MANGALARGA MARCHADOR

A aquisição de animais de ponta foi o passo decisivo para a consolidação do criatório, cuja seqüência de trabalho demandava uma equipe altamente especializada. Todo esforço foi realizado para preparar e treinar os funcionários do haras, que foi dotado de uma infra-estrutura também correspondente ao modelo pretendido pelo criador.

      Tamanha estrutura gerou grandes resultados e a Image Descriptionconfirmação veio nas pistas. Boa parcela desses resultados se deve a uma ousadia na forma de criar. Enquanto a maioria dos criatórios aposta em tropas enxutas, com poucos garanhões, o Haras El Far reúne dezenas de reprodutores, além de outros arrendados e em compra de coberturas para cobrir mais de 300 éguas. Os cruzamentos, porém, são precedidos de longos estudos, que passam pela avaliação dos exemplares, mas também pela formação genética de cada indivíduo, evitando-se os equívocos de acasalamento e eventuais pares consangüíneos. Esta forma de criar foi o aprendizado adquirido durante o convívio com criatórios tradicionais de cavalos de raça pelo mundo afora.

      O investimento para alcançar a excelência no Haras El Far é proporcional ao retorno vislumbrado pelo criador. O Haras vem ocupando posição de destaque ano após ano, produzindo inúmeros campeões nacionais, sendo coroado como melhor Criador da exposição nacional nos anos de 2015, 2016 e 2017. Entretanto, Magdi acredita que o principal retorno é de valor inestimável. São os grandes amigos conquistados e o prazer de criar Mangalarga Marchador.

      Competência, conhecimento técnico e controle de qualidade. Este tripé conceitual vem elevando o Haras El Far à condição de referência nacional na criação do cavalo Mangalarga Marchador. Com uma tropa de cerca de 1.200 animais, cuja qualidade vem sendo comprovada em pista, o Haras El Far consegue promover uma seleção baseada nos mais ricos atributos raciais, tendo como base uma herança genética fortalecida pela presença de sangue oriundo dos mais tradicionais criatórios pilares da raça.

      O conjunto desta obra é bem representativo da saga do criador Magdi Shaat, que herdou de seus avós, antigos criadores de cavalos Árabe e Egípcio, o gosto pelo campo e pela criação de cavalos de raça. Esta história, hoje escrita na cidade de Lavras, sul de Minas Gerais e região berço do Mangalarga Marchador, teve início no final da década de 80, por influência de seus familiares.

      Ainda com pouco conhecimento sobre a raça, o criador buscou orientação técnica, sem, contudo, obter grandes resultados. Com o passar do tempo, aproximando-se cada vez mais de inúmeros criadores, nas fazendas e nas exposições, Magdi Shaat se convenceu de que sua seleção deveria ser focada na qualidade do andamento. O conhecimento adquirido nesse período o conduziu a escolhas certeiras, investindo fortemente em animais de genética de marcha e em cruzamentos com produtos que demonstravam exuberância morfológica e racial, tendo sempre a marcha como fundamento indispensável. 

PLANTEL

REPRODUTORES

MATRIZES

PRODUTOS À VENDA

IMPORTANTE

NÃO INTERMEDIAMOS VENDAS DE ANIMAIS. TODA E QUALQUER INFORMAÇÃO DEVE SER BUSCADA DIRETAMENTE COM OS RESPECTIVOS PROPRIETÁRIOS.

VÍDEO
LOCALIZAÇÃO